Eu, como a maioria das mães, comprei algumas coisas que se mostraram inúteis, seguindo longas listas de "dicas úteis" de enxovais de bebês. É claro que cada mãe terá a sua experiência, e poderá até discordar comigo em algum item, mas, no geral, minha sugestão é comprar o básico e de começo só nos tamanhos RN e P, aos poucos, você irá sentindo se haverá necessidade de mais uma ou outra coisa.
É possível reduzir a lista e deixar outros "mimos" para os presentes que vai ganhar. Para mim, um enxoval de bebê poderia se resumir a três tipos de peças de roupas: macacões, bodies e calças.
Os macacões são ótimos por serem uma única peça, pode se encontrar longo e curto, com pé e sem pé, eu particularmente prefiro os básicos e com pés, nos meus bebês os sem pés além de sempre estarem no meio das pernas, escapam muito rápido, escolhia modelos que tinham as perninhas mais compridas pra durar mais. E você com o tempo verá que é sempre melhor o básico, o bebe fica lindo do mesmo jeito e não terá um monte de coisinhas cutucando ele. E é a coisa mais fofa do mundo um bebezinho de macacão. Pra mim 5 macacões foram o suficiente.
Os bodies são considerados por muitas mães como "a melhor invenção do mundo infantil". São úteis porque, ao contrário das camisetas, não ficam subindo quando você pega o bebê no colo. Tenha vários, de diferentes cores e sem gola! Com manga, sem manga e de manga comprida. De preferência, de algodão. Mas não tenha demais. Porque você lava e eles voltam para cima da pilha de roupas. Com o tempo, verá que estará usando sempre os mesmos, ainda que tenha tantos outros no fundo do armário.Bodies a gente troca várias vezes ao dia, então 10 são o suficiente.
As calças também são conhecidas como "mijão". Modelos sem pé duram mais do que aqueles com pé. As meias quentinhas podem ajudar a esquentar os pezinhos!Igual aos bodies umas 10 calças.
Pronto. É isso! Todo o resto - aí estão incluídos vestidos lindos rodados que não são nada prático para bebês e sapatinhos que não param no pé - serve para tirar fotos. Seja porque incomoda ou simplesmente porque não é prático.
E os demais acessórios? Vamos a alguns deles:
- Cortador de unhas: usei muito e ainda uso, acho muito mais fácil do que uma tesoura, mas depende de cada mãe.
- Termômetro de testa: usei por achar mais prático, pois pode tirar a febre com o bebê dormindo.
- Aspirador nasal: a maioria acho muito perigoso, usei aqueles de silicone que a gente suga de um lado e puxa a meleca de outro, ajuda muito o bebê quando esta congestionado.
- Aquecedor de mamadeira: não usei.
- Prato térmico: não usei, e também é algo pra se pensar quando o bebê estiver com uns 6 meses.
- Manta de lã: não usei porque fazia calor quando o bebê nasceu. Aliás, se o bebê nascer no verão, pode eliminar gorros e luvas também.
- Travesseiro: não usei.
- Envelope para colocar o bebê dentro: não usei.Uma manta básica faz o mesmo trabalho e é bem mais bonita.
- Moisés: usei, é muito prático para o começo, você leva para qualquer lugar da casa e é muito confortável para o bebê.
- Saia para berço: só serve para juntar poeira.
- Kit higiene: usei só a garrafa térmica e um dos potinhos, assim sempre temos água quentinha o tempo todo para trocar o bebê.
- Termômetro de banheira: não usei, me senti insegura no primeiro banho, ai comprei, mas nunca usei, a água estando morna é o suficiente, não precisa ter a temperatura exata.
- Almofada dura de amamentação em forma de meia lua: usei muito, é muito prática para ajudar a mãe nos primeiros meses que fica horas dando mama, as costas e os braços agradecem.
- Banheira alta: usei muito, como tive que fazer cesárea foi muito bom ter banho em pé e não com as costas dobradas.
Acho que seria isso e como já disse cada mãe com o tempo percebe suas necessidades e de começo compre só o básico.
.png)
0 comentários:
Postar um comentário