1. Lâmina
Há grandes chances de ela ter sido seu primeiro contato com a depilação. Esse método prático e barato tem muitas fãs, mas a opinião delas é quase unânime quanto aos dias pós-remoção dos pelos: são cheios de coceira.
Por que dá coceira?
Acontece por três motivos: irritação causada pelos microcortes na pele, uso de sabonete comum ou acúmulo de micro-organismos no aparelho. As bactérias podem entrar pelas lesões superfi ciais que a lâmina causa, provocando problemas como a foliculite [inflamação no folículo do pelo]., explica a dermatologista Graça Silveira, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Diminua o coça-coça · Depile sempre no sentido do crescimento do pelo para não lesionar a pele · Utilize espumas específicas para depilação · Evite usar a mesma lâmina por mais de cinco depilações consecutivas · Para garantir que fungos e bactérias fiquem longe do seu aparelho, guarde-o em um recipiente com álcool
2. Creme depilatório
Parece até mágica: você passa o creme, espera uns minutos e o pelo desaparece. Trata-se de um produto químico que dissolve a haste do fio quase instantaneamente, dando a ele uma forma gelatinosa de fácil remoção, conta a ginecologista Bárbara Murayama, de São Paulo.
Por que cresce rápido?
O tempo de duração da depilação feito com creme depilatório é quase o mesmo da lâmina, pois ele não arranca o pelo pela raiz. Para aumentar os dias de pele lisinha, aposte nos cremes que prometem diminuir o número, tamanho e força dos pelos. Eles devem ser usados diariamente, com início no pós-depilatório.
Para não dar alergia
Faça a prova de toque antes do primeiro uso. Passe o produto em uma pequena área da virilha e veja como a pele reage após 24 horas. Algumas mulheres se queixam de problemas como ardor, vermelhidão e alergia após o uso.
3. Cera quente e fria
É a solução mais procurada pelas leitoras, por ser um dos métodos com o melhor custo/benefício. É possível passar até duas semanas sem se preocupar com os pelos. Mas, para muitas, é como uma tortura chinesa...
Por que dói tanto?
O pelo é tirado pela raiz e vários são arrancados de uma vez. Algumas afirmam que a dor se intensifica no período pré-menstrual, mas isso varia muito. Para saber quando seu corpo estará mais propenso a passar pela experiência, encare um processo de tentativa e erro: depile-se antes e depois da menstruação, em dias quentes e frios, com os pelos mais ou menos crescidos... e anote a intensidade da dor.
E o constrangimento?
Fazer a depilação em casa e ficar em posições estranhas para arrancar os pelinhos mais difíceis não é tarefa das mais confortáveis. Para diminuir a saia justa, procure um salão que disponibilize calcinhas descartáveis.
4. Máquina depilatória
Um bom investimento para quem faz o serviço em casa mas não gosta da sujeira provocada pela cera nem de ir para o chuveiro para se depilar. As máquinas de hoje trazem adaptações que tornaram o processo mais prático e menos doloroso, como massageador, luz e cooler.
É um pouco demorado
Além de doloroso, muitas consideram esse método lento, já que é possível remover apenas os pelos de uma área pequena por vez. Dependendo da velocidade com que se desliza o aparelho ou do ângulo a ser depilado, é preciso passá-lo mais de uma vez sobre o mesmo lugar. Para tornar o trabalho mais rápido, prefira aparelhos com cabeçotes largos e com a opção sem fio.
5. Fotodepilação
A dermatologista Valéria Marcondes explica que o termo fotodepilação engloba os sistemas de laser ou luz pulsada intensa (IPL). Em ambos os processos, a energia emitida destrói ou retarda a produção do folículo piloso. Estes continuam a produzir fios, embora mais fracos e finos. Por isso, a depilação não pode ser considerada definitiva, mas é um método que vale (muito) a pena.
Pena que é caro
O preço vai depender da clínica escolhida, do método (laser ou luz pulsada) e do número de sessões necessárias para o seu tipo de pelo. Hoje em dia, a fotodepilação pode ser feita, inclusive, em peles morenas e bronzeadas (que corriam o risco de ficar manchadas) e pessoas de fios claros.
Conteúdo Women's Health
























1 comentários:
Amei as dicas, ajudou bastante e me tirou algumas dúvidas :)
beijinhos ;*
http://noostillo.blogspot.com.br/
Postar um comentário